Votorantim Cimentos comemora 80 anos da fábrica em Itaú de Minas (MG)

Sustentabilidade é um dos destaques da unidade, que aposta no coprocessamento no lugar dos combustíveis tradicionais

Por Conexão Construção 30/08/2017 - 12:17 hs
Foto: Votorantim Cimentos
Votorantim Cimentos comemora 80 anos da fábrica em Itaú de Minas (MG)
Coprocessamento é um dos diferenciais da unidade na área de sustentabilidade

A fábrica da Votorantim Cimentos localizada em Itaú de Minas (MG) comemora 80 anos de operação em agosto. Atualmente uma das maiores em operação no Brasil, a unidade abastece boa parte do mercado mineiro, além do noroeste do Estado de São Paulo. Fundada em 1937 e incorporada à empresa da década de 1970, a unidade tem capacidade instalada para produção de 2,2 milhões de toneladas/ano de cimento, além de 1,9 milhão de toneladas/ano de clínquer, 350 mil toneladas/ano de argamassa, 750 mil toneladas/ano de calcário agrícola e 210 mil toneladas/ano de cal hidratada.

"Temos imenso orgulho em celebrar oito décadas de participação na história e no desenvolvimento econômico e social de Itaú de Minas. Norteados pelo compromisso de estabelecer relações duradouras, esperamos continuar colaborando a longo prazo com a construção de um legado para a comunidade, funcionários e clientes", afirma Antonio Mauro Barbosa, gerente da unidade Itaú de Minas.

Com cerca de 443 funcionários próprios, incluindo estagiários e aprendizes, a unidade de Itaú de Minas é estratégica para a Votorantim Cimentos, que destina sua produção principalmente aos setores imobiliário, industrial e de infraestrutura.

Coprocessamento

A unidade é considerada modelo em diversas práticas, entre elas, o coprocessamento, que permite substituir combustíveis fósseis e matérias-primas tradicionais na produção de cimento. A prática é realizada pela Votorantim Cimentos desde 1991 de forma pioneira no Brasil, resultando em redução do uso de recursos naturais não-renováveis e das emissões de CO2 (dióxido de carbono).

Por essa razão, Itaú de Minas é uma das fábricas mais ecoeficientes da empresa e do país. Em 2016, por exemplo, a unidade realizou o coprocessamento de 67 mil toneladas de combustíveis alternativos e resíduos industriais, em substituição aos combustíveis fósseis e matérias-primas utilizadas na produção de cimento. Esse resultado contribuiu para que a Votorantim Cimentos reduzisse a emissão de 213 mil toneladas de CO2 no último ano, o equivalente ao que é emitido por um caminhão ao rodar 1.700 vezes ao redor da Terra.

Mais recentemente, a fábrica de Itaú de Minas recebeu cerca de R$ 500 mil em investimentos para modernização de sua operação de coprocessamento, em linha com o plano estratégico de sustentabilidade da companhia. O valor, destinado à instalação de novos sistemas de injeção de resíduos líquidos nos fornos, contribuirá para aumentar em 5% o nível de substituição de combustíveis fósseis por fontes de energia alternativas no processo produtivo.

"Temos clara nossa responsabilidade em minimizar os impactos do nosso processo produtivo e o investimento em inovação é parte fundamental desse esforço. Por meio do coprocessamento, a indústria do cimento pode contribuir de forma significativa com o planeta, melhorando a sustentabilidade do negócio", ressalta Antonio Mauro.

Além da geração direta de empregos, renda e contribuição fiscal ao município, a Votorantim Cimentos estimula o desenvolvimento socioeconômico da região por meio da realização de programas em parceria com a comunidade e com o poder público. Em 2016, a Votorantim Cimentos destinou aproximadamente R$ 1,5 milhão a projetos sociais na Região Sudeste, onde está situada a unidade de Itaú de Minas, buscando promover o protagonismo da comunidade local, a preservação do meio ambiente e o empreendedorismo.

Em Itaú de Minas, os projetos têm foco em educação, dinamismo econômico, qualificação de ONGs e o engajamento comunitário. "Apoiar o desenvolvimento e alavancar o protagonismo das comunidades locais é um compromisso da Votorantim Cimentos e uma prática que norteia nossa atuação. O apoio a projetos de engajamento comunitário tem um papel fundamental na construção de relações duradouras com nossos públicos e do legado que queremos deixar", acrescenta Antonio Mauro.