Associação das Incorporadoras Imobiliárias: indícios de recuperação do mercado

Abrainc divulgou pesquisa com dados do segundo trimestre

Por Conexão Construção 28/08/2017 - 17:32 hs
Foto: Abrainc

A Asssociação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) divulgou os dados da pesquisa Radar Abrainc-Fipe relativas ao segundo trimestre do ano e comparativos com períodos anteriores. Segundo a Abrainc, as condições gerais do mercado imobiliário melhoraram, com nota geral de 3,5 em uma escala de 0 a 10.

De acordo com a pesquisa, o resultado oferece indícios de recuperação do mercado, iniciada no final de 2016, com destaque para as melhorias observadas no ambiente macro (atividade econômica, confiança e juros) e crédito imobiliário (condições de financiamento e concessões reais). Uma melhora significativa do quadro atual, entretanto, ainda passa pela superação de desafios importantes como a redução da taxa de desemprego e ampliação da massa salarial (com impactos sensíveis sobre a demanda por imóveis). Finalmente, há espaço significativo para ampliar as condições de crédito e facilitar o financiamento imobiliário. Leia a seguir alguns destaques da pesquisa (gráficos e tabelas disponíveis na galeria de imagens ao final do texto).

AMBIENTE MACRO (nota de 1 a 10) - Elevação de 1,8 em jun/16 para 4,8 em jun/17: queda de juros é fator fundamental para recuperação do setor (houve baixa expressiva na Selic que caiu de 14,25% para 9,25%, com viés de queda). A volta à atividade econômica também contribuiu para a melhora expressiva no indicador.

CRÉDITO IMOBILIÁRIO (nota de 1 a 10) - Elevação de 2,2 de jun/16 para 3,7 em jun/17: A diminuição dos juros torna o empréstimo imobiliário mais atrativo ao banco, fato que causou a elevação no índice. No 1º semestre de 2017, essa queda ainda não se refletiu totalmente nas taxas praticadas pelas instituições bancárias. Entretanto, o contínuo movimento de queda fez com que os bancos, já no início do 2º. semestre, realizassem um movimento expressivo de redução nas taxas. Há uma previsão de elevação nesse indicador que é um pilar fundamental para impulsionar o crescimento do setor.

DEMANDA (nota de 1 a 10) - Elevação de 2,2 de jun/16 para 2,7 jun/17: o indicador elevou-se, principalmente, porque a queda nos juros tornou o investimento no setor imobiliário mais atrativo ao investidor. O desemprego segue em patamares altos, o que prejudicou um crescimento mais expressivo do indicador. Entretanto, é esperada uma recuperação nessa variável, o que deve levar o índice a um aumento expressivo até o final do ano.

AMBIENTE DO SETOR (nota de 1 a 10) - Queda de 4,9 de jun/16 para 2,9 para jun/17: a queda é explicada pela falta de confiança no setor. Os lançamentos seguiram em patamar reduzido nos últimos 12 meses, porém, foi notado um crescimento no 2º trimestre de 2017. Além disso, o indicador foi prejudicado pela queda no preços reais dos imóveis. A queda da inflação e a melhora impulsionada pelos fatores mencionados acima devem refletir em uma melhora do indicador no próximo semestre. É fundamental que haja uma solução em relação à questão dos distratos para que o ambiente do setor melhore.